Porto Alegre 9 de março de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o trigo encerrou com preços acentuadamente mais baixos, atingindo os menores níveis em 18 meses. Os dados de embarques semanais americanos reafirmaram o sentimento do mercado de que a demanda mundial se volta para o cereal oriundo do Mar Negro, o que pressionou as cotações.
Há ainda a perspectiva de renovação do acordo que garante o corredor de exportação de cereal da Rússia e da Ucrânia, o que aumentaria ainda mais a oferta global. Mas a Rússia disse, nesta quinta-feira, que ainda restam “muitas questões” sobre o acordo de grãos do Mar Negro. Além disso, foi dito que atualmente não há planos para negociações entre o presidente russo Vladimir Putin e o secretário-geral da Onu, Antonio Guterres.
O acordo foi prorrogado por 4 meses em novembro de 2022 e há a expectativa de que seja renovado novamente no dia 18 de março. No entanto, a Rússia vem se opondo aos termos do acordo e sinalizando insatisfação.
As vendas líquidas norte-americanas de trigo, referentes à temporada comercial 2022/23, que tem início em 1o de junho, ficaram em 266.700 toneladas na semana encerrada em 2 de março. Para a temporada 2023/34, foram mais 70 mil toneladas. Analistas esperavam exportações entre 150 mil e 500 mil toneladas, somando-se as duas temporadas.
Os contratos com entrega em maio encerraram cotados a US$ 6,65 ¾ por bushel, baixa de 21,75 centavos de dólar, ou 3,16%, em relação ao fechamento anterior. Os contratos com entrega em julho eram negociados a US$ 6,77, com perda de 20,00 centavos de dólar ou 2,86%.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Dylan Della Pasqua (dylan@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA