Preços do arroz seguiram fracos em fevereiro. Colheita pressiona

889

Porto Alegre, 3 de março de 2023 – O mercado brasileiro de arroz encerrou fevereiro com preços mais fracos, dando continuidade do movimento notado nos últimos meses. Na média do Rio Grande do Sul, principal referencial nacional, a saca de 50 quilos fechou o dia 28 de fevereiro cotada a R$ 84,09, apresentando uma queda semanal de 0,96%. Em comparação ao mesmo período do mês anterior, havia recuo de 9,08%, e um aumento de 13,46% quando comparado ao mesmo período de 2022.

Conforme o analista e consultor de SAFRAS & Mercado, Evandro Oliveira, os trabalhos de colheita começam a ganhar força no Rio Grande do Sul e seguem exercendo pressão às cotações. “Observa-se que boa parte dos escassos negócios tem sido realizada quando há necessidade de recursos imediatos por parte dos produtores”, explica. “Por outro lado, as indústrias têm recebido alguns contratos previamente estabelecidos e estão apostando em condições ainda mais favoráveis à medida que a colheita avança”, pondera.

A colheita do arroz atinge 6% da área no Rio Grande do Sul. Na semana passada, os trabalhos chegavam a 3%. Em igual momento do ano passado, eram 14%. A média dos últimos cinco anos para o período é de 11%. Em maturação, já são 37%, contra 15% na semana passada. No entanto, 57% ainda estão em enchimento de grãos, em floração e em desenvolvimento vegetativo, que ainda demandam atenção de fornecimento de água para irrigação. A ocorrência de chuvas, entre 23 e 26/02, contribuiu para complementar a irrigação nas regiões de maior precipitação e restabeleceu parte da água de alguns reservatórios e cursos hídricos. As informações são do boletim semanal da Emater/RS.

De acordo com o último relatório de embarques nos portos brasileiros, aproximadamente 115,7 mil toneladas de arroz (base casca) foram embarcadas no mês de fevereiro. Os principais destinos foram a Venezuela, Senegal, Costa Rica e México. No acumulado da temporada, os embarques totalizaram 2,15 milhões de toneladas.

Veja todos os detalhes sobre o mercado de fertilizantes.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Rodrigo Ramos/ Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA