Açúcar volta a bater níveis mais altos em 6 anos em NY

463

Porto Alegre, 01 de março de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (ICE Futures US) para o açúcar bruto encerrou o pregão eletrônico desta quarta-feira com cotações acentuadamente mais altas.

Os contratos com entrega em Maio/2023 encerraram o dia a 20,57 centavos de dólar por libra-peso, alta de 0,50 centavo (+2,5%) em relação ao fechamento anterior. A posição Julho/2023 fechou a 20,02 centavos (+2,2%).

O mercado voltou a reagir bem e a superar os patamares mais elevados em mais de 6 anos. As indicações de uma oferta apertada no curto prazo seguem como aspecto altista em NY.

A Índia pode exportar até um milhão de toneladas a mais de açúcar na temporada 2022/23, se a produção estiver no limite superior das estimativas atuais, disse um funcionário de um dos maiores fabricantes de açúcar e etanol do país nesta quarta-feira.

Avantika Saraogi, da Balrampur Chini Mills, com sede em Calcutá, disse na Dubai Sugar Conference, que as estimativas atuais para a produção de açúcar da Índia variam de 33,5 milhões a 34,5 milhões de toneladas.

A Índia exportou apenas 6,1 milhões de toneladas de açúcar até agora em 2022/23, abaixo do recorde de 11 milhões de toneladas na temporada anterior. Funcionários do governo e da indústria minimizaram a perspectiva de mais exportações devido a uma queda esperada na produção, particularmente no principal estado produtor de Maharashtra.

Saraogi disse, no entanto, que se a safra ultrapassar 34,0 milhões e o governo ver estoques suficientes em abril, pode muito bem aprovar até um milhão de toneladas de novas exportações.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA