Porto Alegre, 26 de janeiro de 2023 – O projeto de revitalização e instalação de novas estações meteorológicas do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS) está a pleno no interior do Rio Grande do Sul neste mês de janeiro.
Desde o dia 16, já foram instaladas duas novas estações nos municípios de Montenegro, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e Santo Ângelo, em parceria com o Instituto Federal Farroupilha. E foram revitalizadas outras sete já existentes, nos municípios de Maquiné, Caxias do Sul, Vacaria, Veranópolis, Taquari, Santa Maria e Júlio de Castilhos.
Até o final desta semana, serão instaladas ainda três estações novas em Cerro Largo, Itaqui e Alegrete e revitalizadas as de São Gabriel e Hulha Negra. As estações são utilizadas no monitoramento climático e no uso correto de produtos fitossanitários. O Simagro-RS também conta com modelos de tempo e clima, onde são gerados produtos agrometeorológicos para todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul.
De acordo com o meteorologista Flávio Varone, coordenador do Simagro-RS, a instalação e revitalização das estações se encerra na próxima semana. “Nós teremos 20 estações da rede da antiga Fepagro, hoje Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), e 30 novas instaladas, totalizando 50 estações próprias em operação”, destaca Varone.
As estações a serem instaladas na próxima semana estão localizadas nas cidades de Pelotas, Encruzilhada, Eldorado do Sul, Cachoeirinha e Viamão e uma nova estação em Esteio, no Parque de Exposições Assis Brasil. As informações partem da assessoria de imprensa da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA