Porto Alegre, 17 de janeiro de 2023 – O Produto Interno Bruto (PIB) da China subiu 2,9% no quarto trimestre em relação ao trimestre anterior de 2022, em base anualizada, de acordo com os dados do departamento de estatísticas do país. A previsão do mercado era de alta de 1,8% em base anual.
Embora o crescimento tenha sido positivo, ele está abaixo da meta estabelecida pelo governo chinês, que é de 5,5%. Já em relação ao trimestre anterior, o crescimento do PIB foi estável.
“A economia nacional resistiu à pressão e continuou a se desenvolver. O agregado econômico atingiu um novo nível. Novas conquistas foram feitas no desenvolvimento de qualidade, e a situação econômica e social geral é harmoniosa e estável”, diz a nota do departamento de estatísticas.
O departamento de estatísticas da China afirma que o PIB permaneceu inalterado trimestre a trimestre no quarto trimestre. Isso é implausível, mesmo considerando os dados de dezembro que mostram uma surpreendente resiliência econômica diante da reabertura da onda de infecções. No entanto, as coisas estão melhorando para a economia chinesa, com dados mais pontuais apontando para uma forte recuperação no início de 2023″, diz Julian Evans Pritchard, economista sênior para a China da Capital Economics.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA