Teremos que reconstruir a casa, mais do que simplesmente arrumá-la, diz ministro Haddad

646

     O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez duras críticas ao governo anterior, durante o discurso de posse dessa manhã. “A expressão arrumar a casa tornou-se uma metáfora comum nos discursos dos que iniciam um novo governo, uma nova administração. Mas ouso dizer, sem o receito de cometer exagero, nós estamos mais próximos da necessidade de reconstruir a casa, mais do que simplesmente arrumá-la”.

     Haddad mencionou os atos de política econômica praticados em 2022. “Foram duros golpes que foram deferidos contra o povo, eleitoreiramente. Não apenas contrariam o bom senso e a recomendação técnica da própria economia. Foram deliberadamente irresponsáveis pra tentar evitar o inevitável; a derrota desse projeto autoritário”.

     Segundo o ministro, estes dados acabaram com o filtro para benefícios sociais, comprometendo a austeridade desses programas e consequentemente a austeridade fiscal do país. “Além disso, distribuíram benesses e desonerações fiscais para empresas, para amigos, desobedecendo qualquer critério que não fosse ganhar a eleição. E mesmo depois da eleição, nós tivemos um péssimo exemplo de transição. No dia 30 de dezembro foram capazes de publicar no diário oficial dois decretos, que darão mais de R$ 10 bilhões em prejuízos aos cofres públicos”.

     Haddad reforçou total na equipe econômica. O ministro agradeceu ainda a confiança dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao vive, Geraldo Alckmin.

     “Eu tive o privilégio de acompanhar passo a passo a aproximação destes dois constituintes, que estavam em lados opostos durante o período democrático e que souberam se unir em um período em que a democracia se encontrava em risco. Essa união trouxe uma esperança para o país e a certeza de que tínhamos que virar essa página triste e medonha do país, afastando qualquer risco à nossa liberdade. O dia de ontem merece destaque especial em nossa história, dia em que a democracia se restabelece soberana em nosso país”.

     Conforme Haddad, aposse de Lula põe fim “a quatro anos de um terrível pesadelo e damos início a um novo ciclo de esperança, trabalho, respeito às instituições e paz no nosso país. Um momento esperado por nós brasileiros e também por todas as democracias do mundo”. As informações são da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Yasmim Borges (yasmim.borges@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA