Porto Alegre, 15 de dezembro de 2022 – A produção industrial da China subiu 2,2% em novembro na comparação com igual período do ano anterior, após a alta de 5% registrada em outubro, segundo dados divulgados pelo departamento de estatísticas do país. O valor veio levemente abaixo do previsto pelo mercado, de alta de 3,7%.
O valor agregado do setor extrativista da China aumentou 7,6% em relação ao ano anterior. Já a da indústria de transformação aumentou 3,3%, e a de produção e distribuição de eletricidade subiu 4,8%.
“Devido ao impacto de curto prazo da epidemia, a produção industrial da China recuou, mas do ponto de vista cumulativo, manteve-se geralmente estável. Ao mesmo tempo, a tendência de atualização da estrutura industrial não mudou, a da energia continua a crescer, o fornecimento de produtos de subsistência das pessoas é garantido e a estabilidade social geral é mantida”, informa a nota do departamento de estatísticas.
“Embora o surto de vírus tenha interrompido a produção em algumas partes do país, acreditamos que a maior parte da fraqueza se deve a uma queda na demanda, especialmente do exterior”, dizem os economistas da Capital Economics. Com informações da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA