Temperaturas ainda baixas do Atlântico mantém chuvas irregulares em parte do Brasil – Rural Clima

581

Porto Alegre, 5 de dezembro de 2022 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a passagem de uma frente fria provocou chuvas em grande parte das áreas produtoras da Região Sul, embora as precipitações ainda tenham sido irregulares. De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, a frente fria está concentrada hoje na faixa leste do Sudeste, devendo ganhar força amanhã, trazendo bastante chuva para áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, sul e leste de Minas Gerais.

Santos explica que os modelos americano e europeu vêm sinalizando a possibilidade de chuvas, mas elas seguem muito irregulares em parte do Brasil, especialmente na faixa central, como em áreas de Mato Grosso e Goiás, pois as frentes frias que chegam ao Brasil estão encontrando temperaturas mais baixas no oceano Atlântico e acabam perdendo força, ficando concentradas mais na faixa leste do país, sem estar conseguindo canalizar os corredores de umidade que descem da Amazônia. Isso só deve murar no verão, com o gradativo aquecimento da temperatura do Atlântico”, sinaliza.

No sul do Brasil, a tendência é de um clima mais aberto no decorrer nos próximos dias. “Novas chuvas estão previstas para o Rio Grande do Sul e o Paraguai no dia 12, quando uma nova frente fria deve avançar pelo país”, pontua.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA