Ações da Ásia fecham em queda em meio a protestos sobre covid-19 na China

465

     Porto Alegre, 28 de novembro de 2022 – Os principais índices de ações do mercado asiático fecharam o pregão desta segunda-feira em queda, após protestos na China contra as rígidas medidas de restrição contra a covid-19 aumentarem as dúvidas sobre o crescimento econômico do país.

     Centenas de manifestantes e policiais entraram em confronto em Xangai na noite de domingo, quando os protestos contra a rígida política de “covid zero” adotada pelo governo chinês explodiram pelo terceiro dia e se espalharam para várias cidades após um incêncio mortal no oeste do país.

     Na quinta-feira, um incêndio em um prédio residencial na cidade de Urumqi, capital da região de Xinjiang, desencadeou manifestações depois que vídeos publicados nas redes sociais levaram a acusações de que as medidas de restrição foram um fator no incidente que matou 10 pessoas.

     O índice Hang Seng, de Hong Kong, liderou as perdas na região pressionado em especial por ações do setor imobiliário como a da Country Garden Holdings, que despencou 10,82%. Papéis do setor de tecnologia, como JD.com (-4,33%), Alibaba (1,23%) e Baidu (-2,60%), também se destacaram negativamente.

     “Claramente, os duros lockdowns na China vêm impactando o sentimento dos consumidores e das empresas há algum tempo, e as persistentes reduções no PIB chinês têm sido consistentes há mais de um ano, com mais por vir”, disse George Boubouras, diretor executivo da K2 Asset Management.

     “Os mercados não gostam de incertezas e os investidores procurarão alguns esclarecimentos sobre os protocolos de lockdown doméstico muito severos da China”, completou. S informações são da Agência CMA.

     Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): -0,42%, 28.162,83 pontos

Hang Seng (Hong Kong): -1,57%, 17.297,94 pontos

Xangai Composto (Xangai): -0,75%, 3.078,55 pontos

Kospi (Seul): -1,21%, 2.408,27 pontos

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Yasmim Borges (yasmim.borges@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA