Porto Alegre, 23 de novembro de 2022 – As lavouras de milho cultivadas em Dourados, no sul de Mato Grosso do Sul, ocupando 230 mil hectares, mantém boas condições de desenvolvimento, beneficiadas por chuvas recentes na região. Quem informa é o departamento técnico da Coperplan.
Segundo o engenheiro-agrônomo Eduardo Brandt, as lavouras cultivadas mais cedo demoraram um pouco mais para se desenvolverem, por conta das temperaturas mais baixas do que o normal neste ano e apresentam um porte menor que o normal, mas nada que possa comprometer a rentabilidade da oleaginosa.
Brandt sinaliza que choveu na região na segunda-feira de forma mais geral e de maneira mais localizada ontem. Hoje o clima está mais nublado e ainda podem ser registradas novas precipitações. No momento, cerca de 10% das lavouras estão na fase de floração e 90% em crescimento vegetativo. No que tange ao rendimento médio, a expectativa é de que possam ser colhidos até 3.600 quilos por hectare de soja.
Conforme levantamento de SAFRAS & Mercado, até a última sexta-feira (18), o plantio de soja em Mato Grosso do Sul atingia 99% da área, mesmo percentual registrado no ano passado, contra 95,6% da média dos últimos cinco anos.
A área de soja em Mato Grosso do Sul na safra 2022/23 deve ocupar 4,080 milhões de hectares, 6,8% frente aos 3,820 milhões de hectares cultivados na temporada 2021/22. A produção de soja no estado é estimada em 14,127 milhões de toneladas, 40,8% acima das 10,034 milhões registradas na safra 2021/22.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA