Porto Alegre, 21 de novembro de 2022 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, áreas de instabilidade estão atuando sobre o Rio Grande do Sul, Paraguai, oeste do Paraná, Mato Grosso do Sul, parte de Mato Grosso, oeste da Bahia e sul do Tocantins, podendo ocasionar a ocorrência de chuvas nesta segunda-feira.
De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, pode chover amanhã também em parte da Região Sul, Centro-Oeste e Sudeste, mas será o final do dia e a quarta-feira que a frente fria favorecerá corredores de umidade levando chuvas para grande parte dessas regiões, assim como ao Matopiba. “Vai haver chuvas, mas elas ainda serão irregulares”, disse.
No Rio Grande do Sul, o tempo deve abrir na quarta-feira, o que será bom para a colheita do trigo e o plantio do arroz e da soja, mas volta a chover dentro de alguns dias. “E essa será a tendência ao longo das próximas semanas”, alerta.
Paraguai
No Paraguai, a meteorologista Ludmila Camparotto disse que frente fria trouxe chuvas, que devem se estender até amanhã na região do Chaco, de Filadelfia e no sul do País. “O sistema não deve provocar chuvas em todas as áreas, mas ele passa sobre o sul, região central e norte do país. Não se descartam tempestades pontuais e ventos em áreas próximas da região de fronteira com o Mato Grosso do Sul”, sinaliza.
O tempo deve voltar a abrir de novo na quarta-feira e há nova previsão de chuvas somente na virada de novembro para dezembro, indicando um período um pouco mais úmido no começo do próximo mês. “Não devem ser observados, nas próximas semanas, grandes períodos de estiagem no país”, conclui.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA