Porto Alegre, 17 de novembro de 2022 – A região de Santa Maria (RS) segue com problema de falta de chuvas nas lavouras de trigo. Segundo o assistente técnico da regional da Emater/RS, Luis Fernando Rodrigues, que concedeu entrevista exclusiva à Agência SAFRAS, “o rendimento da cultura não foi afetado até agora”.
De acordo com o informativo conjuntural do dia 11 de novembro, 30% das lavouras já estavam colhidas, mas Rodrigues acredita que até o momento o número tenha aumentado para 40%.
A previsão para os próximos dias é de tempo firme, com chuvas no final de semana, o que será favorável tanto para o trigo quanto para as culturas de verão, que necessitam de umidade no solo.
A área plantada, segundo o conjuntural, atingiu 98.782 hectares, levemente superior a estimativa inicial de 95.947 hectares, A expectativa de produtividade é de 2.840 quilos por hectare.
SOJA
A semeadura de soja na região de Santa Maria (RS) supera 50% da área segundo o assistente técnico da regional da Emater/RS, Luis Fernando Rodrigues.
A região recebeu chuvas na semana passada, o que favoreceu a continuidade do plantio. O clima previsto para os próximos dias também é favorável para a oleaginosa, pois ela necessita de umidade no solo.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Yasmim Borges (yasmim.borges@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA