Com interesse exportador, preço doméstico do arroz tem suporte

662

     Porto Alegre, 21 de outubro de 2022 – O mercado brasileiro de arroz teve mais uma semana de preços firmes. Na média do Rio Grande do Sul, principal referencial nacional, a saca de 50 quilos do cereal em casca encerrou a quinta-feira (20) cotada a R$ 78,44, um avanço de 0,92% em relação a semana passada, 2,75% mais alto frente ao mesmo período do mês anterior e 8,26% superior quando comparado ao mesmo período do ano de 2021.

Diante dos recentes avanços da moeda norte-americana frente ao real, que têm contribuído para o embarque de produtos brasileiros, o interesse de agentes por novos negócios para exportação ou para complemento de cargas de arroz em casca permanece aquecido, mantendo os indicativos firmes.

“Apesar de sazonalmente o mês de outubro apresentar menor movimentação na região portuária, bons volumes já foram embarcados neste mês e novos pedidos foram registrados para o mês de novembro”, destaca o analista e consultor de SAFRAS & Mercado, Evandro Oliveira. “Com destaque para os quebrados”, acrescenta.

Em relação ao plantio, o tempo seco ao sul do Rio Grande do Sul favoreceu o avanço significativo na semeadura. A área estimada de arroz pelo IRGA (Instituto Rio Grandense do Arroz é de 862.498 hectares. A produtividade média esperada é de 8.226 quilos por hectare, perfazendo uma produção de 7.094.909 toneladas.

A Argentina deve cultivar uma área de arroz de 200 mil hectares na safra 2022/23, mesmo patamar registrado na temporada anterior (2021/22). Os números fazem parte de relatório mensal do Ministério da Agroindústria da Argentina. No mês anterior, a estimativa era a mesma.

O Ministério estimou a produção de arroz da Argentina na safra 2021/22 em 1,2 milhão de toneladas. Representa uma queda de 14,3% frente a temporada 2020/21, quando foram produzidas 1,4 milhão de toneladas. Ante o mês anterior, houve estabilidade.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Rodrigo Ramos/ Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA