Pressionado por NY, mercado brasileiro de algodão volta a mostrar fraqueza

578

     Porto Alegre, 21 de outubro de 2022 – Os preços domésticos de algodão tiveram mais uma semana de desvalorização em meio a volatilidade nas cotações internacionais e do câmbio. Segundo a SAFRAS Consultoria, esse cenário de perdas deixou muitos produtores retraídos, aparecendo conforme necessidade, mas difícil de atrair o comprador dentro de suas bases. Já pelo lado das tradings, os preços estão mais atrativos e as indústrias atuaram com mais força, trazendo um melhor movimento no mercado interno.

     A semana encerrou com o preço da pluma indicada a R$ 5,10 por libra-peso colocada no polo industrial paulista sem ICMS, contra R$ 5,30 por libra-peso na semana anterior, uma queda de 3,77%. Em relação ao mesmo período do mês e do ano passado, as perdas acumuladas foram de 15% e 14,29% respectivamente.

     No FOB exportação do Porto de Santos/SP, a fibra fechou com queda semanal de 2,11%, cotada a 98,50 centavos por libra-peso nesta quinta-feira (20). Nesse mesmo espaço de tempo, o dólar apresentou uma desvalorização de 1,57% em relação ao real, enquanto na Bolsa de Nova York as perdas do algodão foram de 5,60%. Já, ante ao contrato Dezembro/22 negociado na ICE US, a pluma brasileira encerrou cotada a um valor 27,26% superior, contra 22,7% mais altos na semana anterior.

     O prêmio pago no Porto de Santos ficou mais caro, chegou em +21,10 centavos por libra-peso. Há uma semana, era +17,53 centavos por libra-peso.

     Um dos fatores que traz pressão à Bolsa de Nova York é a fraca demanda pela pluma norte-americana, exemplificada pelas vendas semanais.

     As vendas líquidas norte-americanas de algodão (upland), referentes à temporada 2022/23, iniciada em 1o de agosto, ficaram em 85.400 fardos na semana encerrada em 13 de outubro. O Paquistão liderou as compras, com 27.600 fardos. Para a temporada 2023/24, foram mais 4.400 fardos. As informações são do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA