Porto Alegre, 14 de outubro de 2022 – O índice de preços ao consumidor da China subiu 2,8% em setembro na comparação com igual período de 2021, segundo dados do departamento de estatísticas do país. Em agosto, o índice havia subido 2,5% em base anual. A expectativa do mercado era de uma alta de 2,9%.
É o maior aumento dos preços no país desde abril de 2020, quando subiu 3,3%. Em base mensal, a inflação subiu 0,3% em setembro. A previsão do mercado era de 0,4%.
Entre os itens que mais contribuíram para a alta, estão os alimentos, que subiram 1,9%; os bens de consumo industrial se mantiveram estáveis; os preços das passagens aéreas e hotéis caíram 9,9%.
Índice de preços ao produtor da China sobe 0,9% em setembro em base anual
O índice de preços ao produtor da China ficou em 0,9% em setembro em relação ao mesmo período do ano anterior, desacelerando após a alta de 2,3% em agosto, segundo informações do departamento de estatísticas do país. O índice ficou abaixo da expectativa do mercado, que era de uma alta de 1%.
Em base mensal, o índice caiu 0,1%. Em base anual, os preços dos bens de produção caíram 0,2%; os custos da indústria de extração de gás natural caíram 3,8%; e matérias-primas para a indústria química caíram 1,5%. Com informações da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA