Recessão preocupa e futuros do petróleo despencam, com WTI no menor nível desde janeiro

802

Porto Alegre, 09 de setembro de 2022 – Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam a sessão em forte queda, com o WTI atingindo seu menor nível desde janeiro, à medida que os temores de recessão tomaram conta dos mercados financeiros, afundando ações e títulos públicos, contribuindo para um novo aumento do dólar americano.

O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) no início desta semana deu outro aumento maior da taxa de juros de 0,75 ponto percentual e sinalizou que aumentaria as taxas acima do que os participantes do mercado estavam antecipando anteriormente.

“O mercado, no entanto, continua apertado”, diz Craig Erlam, analista da Oanda, e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados, conhecidos como Opep+, sinalizaram que estão dispostos a restringir ainda mais a oferta, mesmo que não cumpram as cotas de produção atuais.

Já as preocupações de que os movimentos da Rússia para intensificar seu esforço de guerra na Ucrânia poderiam diminuir a demanda de energia e fornecem algum estímulo aos preços.

Enquanto isso, os futuros de gás natural dos Estados Unidos diminuíram junto com o petróleo. Os traders estão de olho em mais desenvolvimentos de tempestades no Caribe que possam interromper a produção de energia no Golfo do México.

O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para novembro caiu 5,69%, cotado a US$ 78,74 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para novembro caiu 4,76%, cotado a US$ 86,15 o barril. Na semana, o WTI recuou 7,10% e o Brent teve queda de 5,69%.

As informações partem da Agência CMA

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) – Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA