Chuvas no norte do RS, SC, PR e sul de MS a partir de amanhã podem superar 40 mm – Rural Clima

1931

Porto Alegre, 5 de setembro de 2022 – De acordo com o alerta agroclimático divulgado hoje pela Rural Clima, a Região Sul do Brasil deve concentrar elevados volumes de chuvas a partir de amanhã (6), com a chegada de uma nova frente fria. Acompanhe com mais detalhes as previsões para todas as regiões do país ao longo dos próximos dias.

Região Sul

Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, após passagem da massa de ar polar, levando geadas ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina, uma nova frente fria atinge o Sul do Brasil a partir de amanhã. “No norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul as chuvas, nesta terça-feira, podem ultrapassar os 40 milímetros”, disse.

Durante o final de semana e, em especial na semana que vem, volumes de chuvas bastante efetivos devem ocorrer na região Sul, atrapalhando plantio de milho. No Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul, as chuvas darão condições para o plantio da nova safra de soja. A tendência nos primeiros 15 dias de setembro é de chuvas regulares no sul do Brasil. “Apenas na metade sul do Rio Grande do Sul, volumes tendem ser mais baixos”, alerta.

As temperaturas não devem ser tão baixas nos próximos dias a ponto de trazer novas geadas às lavouras. “Toda vez que uma frente fria passar pela região, logo após uma massa de ar polar irá atuar. Mas por enquanto, o indicativo é de que as massas de ar polar previstas para ingressarem no sul do Brasil são de baixa intensidade”, afirma.

Região Sudeste

A previsão para a Região Sudeste é de poucas chuvas, muito embora em São Paulo e no Rio de Janeiro haja uma previsão de virada do tempo na terça-feira, com o avanço de uma frente fria vinda do sul do Brasil. “O feriado de 7 de setembro pode ser marcado por chuvas regulares em regiões produtoras de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Mas Minas Gerais e o norte de São Paulo devem ter tempo seco e sem chuva”, pontua.

Santos ressalta que, em Minas Gerais, há previsão de chuvas apenas na metade de setembro. “As chuvas previstas para o Sudeste, ainda não serão sinônimo de regularização do regime de chuvas. Precipitações efetivas ocorrerão apenas na virada de setembro para outubro e na primeira metade do mês seguinte, trazendo boas condições de desenvolvimento para o café e o açúcar, bem como ao plantio da nova safra de soja”, informa.

Região Centro-Oeste

Os próximos 15 dias serão de poucas chuvas sobre o Centro-Oeste. “Após o dia 10 pode haver precipitações sobre Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e extremo sul de Goiás. No Mato Grosso, porém, as chuvas ficarão limitadas ao Parecis e no sul do Estado”, sinaliza.

Conforme Santos, os modelos sinalizam que as chuvas chegarão ao Centro-Oeste entre o fim de setembro e outubro, possibilitando o plantio de soja. “Até pode chover na primeira metade de setembro, mas é preciso cautela para iniciar plantio de soja no pó, pois as precipitações serão fracas e irregulares. As chuvas no Centro-Oeste devem chegar na época normal, possibilitando um plantio da oleaginosa dentro da normalidade”, avalia.

Região Norte

A semana começa com céu aberto na Região Norte e o tempo deve seguir assim até quinta-feira, quando áreas de instabilidade devem se formar sobre Amazonas, levando chuvas ao estado, bem como para o Acre e Roraima.

Conforme Santos, tudo indica que, na segunda quinzena de setembro, as chuvas devem começam a se intensificar na Região Norte, oferecendo condições para tratos culturais e a diminuição das queimadas. “Para Roraima e Amapá, as chuvas podem atrapalhar colheita da soja, mas sem prejuízos aos produtores”.

Região Nordeste

Nos primeiros 15 dias de setembro estão previstas chuvas para litoral nordestino, desde sul da Bahia até o Rio Grande do Norte, que serão positivas para as culturas de cana-de-açúcar e milho terceira safra, que são plantadas em Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco. Para o interior do Nordeste, Semi-Árido e Agreste as chuvas serão limitadas até outubro. Na Bahia, as chuvas começarão a ser mais volumosas na segunda semana de outubro.

Região do Matopiba

A tendência deve ser de tempo seco na primeira quinzena de setembro no Matopiba. Conforme Santos, dificilmente haverá chuvas sobre o Tocantins, oeste da Bahia, sul do Maranhão e o sul do Piauí. “Apenas no norte do Maranhão e do Piauí podem ocorrer precipitações”, conclui.

Os modelos climatológicos indicam chuvas nos primeiros dias de outubro na região do Matobiba, prosseguindo após os primeiros dez dias do mês de forma regular, possibilitando uma grande safra de soja.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram e Twitter e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA