Colheita da safrinha de milho em Goiatuba (GO) atinge 80% da área

937

     Porto Alegre, 4 de agosto de 2022 – A colheita de milho safrinha em Goiatuba (GO), no sul de Goiás, atingiu 80% da área cultivada de 30 mil hectares. Quem informa é a Emater local.

     O engenheiro-agrônomo Alceu Marques Filho ressalta que, por conta dos problemas de estiagem e do ataque da cigarrinha nas lavouras, o rendimento médio final das lavouras deve alcançar 3.600 quilos por hectare, bem abaixo do potencial inicial esperado de 6.000 quilos por hectare. As lavouras não colhidas estão na fase de maturação final.

     Alceu salienta que as lavouras cultivadas mais cedo apresentaram um rendimento bem melhor se comparadas às que vem sendo colhidas neste momento. “A última chuva registrada na região foi em maio, sendo que o mês de abril foi marcado pela ausência de precipitações, o que comprometeu o desenvolvimento das lavouras mais tardias”, avalia.

     De acordo com o mais recente levantamento de SAFRAS & Mercado, a safrinha de milho de Goiás em 2022 é estimada em 11,636 milhões de toneladas, superando as 8,977 milhões de toneladas colhidas na temporada 2021. A área cultivada cresceu 2,3% e ocupou 2,403 milhões de hectares. O rendimento médio das lavouras é estimado em 4.841 quilos por hectare. Até o último dia 1 de agosto, a colheita atingia 58,3% em Goiás.

     Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram e Twitter e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Copyright 2022 – Grupo CMA