Banco do Japão mantém taxa de -0,1% e rendimentos em títulos de 0%

712

     Porto Alegre, 28 de abril de 2022 – O Banco do Japão (BoJ) manteve sua meta de taxa de juros de curto prazo em -0,1%, em comunicado divulgado hoje, e o rendimento dos títulos de 10 anos em torno de 0%.

     Reforçando sua determinação de apoiar a economia do país, mesmo com aumentos acentuados nos custos de matérias-primas elevando a inflação, o BoJ manteve sua política monetária ultrafrouxa e uma promessa de manter as taxas de juros em “níveis atuais ou mais baixos”.

     “A economia do Japão provavelmente se recuperará, com o impacto do novo coronavírus (covid-19) e restrições do lado da oferta diminuindo e com o apoio de um aumento da demanda externa, condições financeiras acomodatícias e as medidas econômicas do governo, embora espera-se que esteja sob pressão descendente decorrente de um aumento nos preços das commodities devido a fatores como a situação em torno da Ucrânia”, diz o comunicado do banco.

     Sobre as compras definitivas de títulos do governo, o BoJ decidiu que irá divulgar o calendário separadamente ao final de junho, setembro e dezembro. “O Banco, a princípio, divulgará o cronograma de compras para o mês seguinte com antecedência no último dia útil de cada mês”, ressalta.

     Em novas previsões trimestrais, o banco central projetou o núcleo da inflação ao consumidor para atingir 1,9% no atual ano fiscal, antes de moderar para 1,1% no ano fiscal de 2023 e 2024 – um sinal de que vê os atuais aumentos de preços como transitórios.

     No entanto, o BoJ disse que os aumentos de salários e preços devem aumentar à medida que a economia continua se recuperando.

     “O aumento da inflação subjacente provavelmente aumentará ainda mais as expectativas de inflação de médio e longo prazo”, disse o banco central em seu relatório trimestral de perspectivas. As informações são da Agência CMA.

     Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA