Porto Alegre, 25 de abril de 2022 – Os principais índices de ações do mercado asiático fecharam o pregão em fortes quedas, com a bolsa de Xangai liderando as perdas na região e caindo mais de 5%, diante de novos temores sobre um possível lockdown na capital chinesa Pequim.
Durante o final de semana, a cidade alertou que alertou que o vírus está se espalhando sem ser detectado há cerca de uma semana. O principal distrito do centro de Pequim, Chaoyang, com 3,5 milhões de pessoas, ordenou testes para os moradores e as pessoas que trabalham na região, onde ficam os escritórios de várias multinacionais e embaixadas.
Os sinais de piora da pandemia intensificaram temores sobre a desaceleração da China, que já ficaram evidentes no último mês.
“Parece que a China é o elefante na sala e os mercados sentem que a desaceleração do crescimento da China pode mudar materialmente a equação oferta/demanda nos mercados internacionais”, diz o analista sênior de mercados da Oanda, Jeffrey Halley.
As quedas na Ásia também vieram após as bolsas de Nova York fecharem o pregão de sexta-feira (22) com perdas de mais de 2,5%, depois de uma semana pautada por diversas evidências de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) planeja apertar sua política monetária em maio para tentar conter a persistente alta da inflação.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): -1,90%, 26.590,78 pontos
Hang Seng (Hong Kong): -3,73%, 19.869,34 pontos
Xangai Composto (Xangai): -5,13%, 2.928,51 pontos
Kospi (Seul): -1,76%, 2.657,13 pontos
Com informações da Agência CMA.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA