Mercado brasileiro de trigo tem lentidão na semana com incerteza externa e feriado

709

Porto Alegre, 22 de abril de 2022 – O mercado encerra mais uma semana de lentidão, levando em conta o foco na colheita de verão, as incertezas no mercado internacional e o feriado de Tiradentes, na última quinta-feira. Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Élcio Bento, os agentes seguem pouco presentes.

“Os moinhos operam com estoques adquiridos e entram no mercado apenas para atender necessidades imediatas e/ou para aproveitar oportunidades de negócios. Essas oportunidades são escassez, pois o vendedor não tem demonstrado ser flexível em suas pedidas. Além disso, muitos ainda estão focados na safra de verão, ou já voltam as atenções para o plantio da nova safra de trigo”, disse.

As indicações de compra no Rio Grande do Sul ficam por volta de R$ 1.850 a tonelada. No Paraná, em torno de R$ 1.950 a tonelada. A moeda norte-americana acumula queda de quase 6,5% em relação ao mesmo período do mês passado e de 16,7% ante a igual momento de 2021.

Na última semana, entretanto, a percepção de que a entressafra de trigo no país será de aperto e o retorno de compras externas (para completar navio) deram sustentação para as cotações, em especial no Rio Grande do Sul. As indicações ainda são inferiores (-2,1%) às máximas apresentadas no início da guerra da Ucrânia, porém, superam às de igual período do ano passado em mais de 33%. Com quase 3,0 milhões de toneladas enviadas ao exterior, o saldo remanescente para consumo dos moinhos gaúchos, ração e sementes, ficou escasso. Essa escassez que deve garantir cotações em alta durante a entressafra.

Paraná

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, informou, em seu relatório semanal, que o Paraná segue no cultivo da safra 2022 de trigo. Até agora menos de 1% da área de área estimada de 1,171 milhão de hectares foi plantada. A área deve diminuir 4% frente aos 1,226 milhão de hectares cultivados em 2021. Segundo o Deral, todas as lavouras de trigo apresentam boas condições de desenvolvimento, com 75% das lavouras em germinação e 25% em crescimento vegetativo.

Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA