Café fecha com forte baixa em NY com apreensão com guerra e efeitos na demanda

1084

     Porto Alegre, 02 de março de 2022 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta quarta-feira com preços acentuadamente mais baixos.

     Apesar da alta do petróleo, o café caiu nesta quarta-feira diante da preocupação com a guerra entre Rússia e Ucrânia e os efeitos sobre a economia global e sobre a demanda do café. O mercado rompeu a importante linha de US$ 2,30 a libra-peso e fechou abaixo deste patamar. No dia, o arábica para maio atingiu mínima de 227,20 centavos de dólar por libra-peso, que é o patamar mais baixo desde 04 de janeiro.

     De acordo com o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a guerra na Ucrânia continua direcionando os mercados globais. “E apesar da disparada no petróleo, que levou o índice CRB a 280 pontos, nem todas as commodities estão subindo. Algumas se mostram mais preocupadas aos efeitos das sanções dadas a Rússia em relação à economia mundial, ainda bastante debilitada por conta da pandemia da Covid-19”, diz.

     Ele destaca que o preço do café vem perdendo valor desde o início do conflito no Leste da Europa, refletindo os temores sobre a demanda global. “A Europa é a principal região consumidora de café, respondendo por 33% do consumo mundial da bebida. Além disso, a cotação do café estava muito inflada, o que também estimulava correções e realizações de lucros entre os investidores na ICE US”, comenta.

     Os contratos com entrega em maio/2022 fecharam o dia a 229,20 centavos de dólar por libra-peso, queda de 6,80 centavos, ou de 2,9%. A posição julho/2022 fechou a 228,15 centavos, desvalorização de 6,35 centavos, ou de 2,7%.

     Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA