Porto Alegre, 23 de fevereiro de 2022 – As lavouras de milho estão sem chuvas desde o dia 4 de fevereiro na área de abrangência da Cooperativa Coopavel, que atua em 20 municípios do oeste e sudoeste do Paraná. Segundo fonte da cooperativa, que concedeu entrevista exclusiva à Agência SAFRAS, a falta de precipitações já preocupa quem plantou milho safrinha. “Há previsão de chuvas para o final de semana”, ressalta.
Segundo relatório do dia 21 de fevereiro, o percentual plantado com milho safrinha chegava a 83%. Das lavouras semeadas, 33% estão em fase de emergência e 67% em desenvolvimento vegetativo.
São esperados 157 mil hectares este ano com a segunda safra de milho, ante 129 mil na temporada passada. A produtividade média está estimada em 6.700 quilos por hectare.
Em relação ao milho verão, a produtividade média esperada é de 5.200 quilos por hectare. Inicialmente, o rendimento médio esperado era de 10.300 quilos.
A área colhida avançou para 53%. Das lavouras restantes, 91% estão em fase de maturação e 9% em enchimento de grão. A área a ser plantada foi estimada em 28 mil hectares.
Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA