Petróleo dispara com agravamento da crise Rússia-Ucrânia

830

    Porto Alegre, 21 de fevereiro de 2022 – Os preços dos contratos futuros fecharam em forte alta com o aumento das tensões entre Rússia e Ucrânia após o presidente russo, Vladimir Putin, reconhecer a independência de duas regiões ucranianas.

   Os locais, Donetsk e Luhansk, estão sendo controlados por separatistas ucranianos apoiados por Moscou. Estados Unidos e União Europeia afirmaram que caso Putin fizesse esse reconhecimento, sanções seriam aplicadas ao país.

   “Não tenho outra alternativa a não ser reconhecer a independência das regiões de Donetsk e Luhansk”, afirmou Putin em anúncio à nação.

   Durante seus comentários, Putin expôs queixas históricas contra a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e os Estados Unidos, acusando os governos ocidentais de atividades hostis que ameaçam a segurança russa. Putin também defendeu o envolvimento na região para o povo russo.

   De acordo com ele, a Otan vem tentando expandir seu controle desde a Reunificação da Alemanha, em 1990. “A Otan havia prometido que não tentaria expandir-se para o Oriente, mas não cumpriu com sua palavra. Já ocorreram cinco ondas de expansão, com a Ucrânia na mais recente delas”, disse Putin.

   Segundo o presidente russo, o governo ucraniano já participa da organização militar mesmo sem afirmar oficialmente. 

   “Os Estados Unidos nunca gostaram que a Rússia defendesse a própria soberania. Sempre seremos vistos como inimigos por eles, assim como uma ameaça pela Otan”, afirmou Putin.

   “Este é um mercado que continua a encontrar muitos compradores, independentemente do que aconteça, e as tensões entre a Rússia e a Ucrânia estão apenas aumentando o que já seria um mercado de altas”, afirma o analista da FX Empire, Christopher Lewis.

   Enquanto isso, ministros de países árabes produtores de petróleo disseram no domingo que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados devem manter seu acordo atual de adicionar 400 mil barris por dia (bpd) de produção de petróleo a cada mês, rejeitando pedidos para bombear mais para aliviar a pressão sobre os preços.

   Os ganhos de preço foram limitados pela possibilidade de mais de 1 milhão de bpd de petróleo iraniano retornar ao mercado.

   O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Saeed Khatibzadeh, disse que “progressos significativos” foram feitos nas negociações para reviver o acordo nuclear iraniano de 2015, depois que um alto funcionário da União Europeia disse na sexta-feira que um acordo estava “muito, muito próximo”. 

   O preço do contrato do petróleo WTI, negociado em pregão eletrônico devido ao feriado nos Estados Unidos, com entrega para março subia 3,16%, cotado a US$ 93,95 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para abril avançou 3,13%, cotado a US$ 95,39 o barril.

    As informações partem da Agência CMA.

Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA