BoJ mantém juros no Japão e reduz medidas de estímulo da pandemia

662

     Porto Alegre, 17 de dezembro de 2021 – Em uma decisão amplamente esperada, o Banco do Japão manteve sua meta de taxa de juros de curto prazo em -0,1%, em comunicado divulgado hoje, e o rendimento dos títulos de 10 anos em torno de 0%.

     O Banco do Japão também prorrogou o prazo de março de 2022 para sua implementação em seis meses do esquema de empréstimo de alívio da pandemia com ajustes nos termos, para garantir que os bancos comerciais continuem a canalizar fundos para pequenas empresas.

     “As condições financeiras no Japão melhoraram como um todo, apesar de a Covid-19 continuar a ter um impacto significativo nas economias interna e externa”, disse o comunicado do BoJ, que acompanha a decisão.

     O BoJ manteve sua avaliação de que a economia japonesa estava com tendência à recuperação, mas advertiu que eventos relacionados à pandemia e limitações de oferta turvou as perspectivas.

     O Banco do Japão anunciou hoje que, a partir de abril, reduzirá sua carteira de papéis comerciais e títulos corporativos, totalizando cerca de 5 trilhões de ienes (US$ 43,97 bilhões) desde o limite anterior de 20 trilhões de ienes, em um aceno para a forte melhora nas condições instituições financeiras de grandes empresas. A decisão retorna o nível de ativos de crédito para os níveis pré-pandemia, em 2020. Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA