Com poucos negócios, mercado observa colheitas de trigo em setembro

934

Porto alegre, 1o de outubro de 2021 – A colheita de trigo foi iniciada neste mês de outubro no Brasil. O primeiro estado a começar a ceifa foi o Paraná, no final da primeira quinzena. O Rio Grande do Sul deve começar a colher nos próximos dias.

O mês de outubro foi de pouca movimentação, de um modo geral, no mercado interno, num momento de baixa disponibilidade de oferta e preços elevados. Além disso, os agentes já esperavam pela entrada do produto da safra nova para voltarem a negociar.

Paraná

Até 28 de setembro, a colheita atingia 36% no Paraná. A área é estimada em 1,21 milhão de hectares, 6% acima do ano passado. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, 68% das lavouras estão em boas condições, 28% em situação média e 4% ruins. As lavouras se dividem entre as fases de crescimento vegetativo (1%), floração (8%), frutificação (29%) e maturação (62%).

A safra 2021 de trigo do Paraná deve registrar uma produção de 3,528 milhões de toneladas, 11% acima das 3,190 milhões de toneladas colhidas na temporada 2020. A produtividade média é estimada em 2.943 quilos por hectare, acima dos 2.824 quilos por hectare registrados na temporada 2020.

O analista de SAFRAS & Mercado, Jonathan Pinheiro, alertou para o risco de chuvas prejudiciais nos próximos dias no estado. “Isso gera preocupações quanto a novas perdas ou ao atraso da colheita”, disse.

Rio Grande do Sul

Segundo a Emater/RS, o Rio Grande do Sul deve produzir 3,59 milhões de toneladas de trigo neste ano. Se confirmado, o volume torna o estado o maior produtor nacional do grão e representa um incremento de 70,95% em relação ao ano passado (2,1 milhões de toneladas). A atualização dessa perspectiva representa ainda um aumento de 24,04% em relação à estimativa inicial (2,89 mihões de toneladas) divulgada em junho deste ano.

O levantamento também aponta uma elevação de 8,97% na área total cultivada (1,17 milhão de hectares) se comparada à primeira estimativa (1,08 milhão de hectares). A produtividade da cultura deve ser a terceira maior desde 2013, também chegando a 3 toneladas por hectare.

Argentina

A colheita de trigo foi iniciada na Argentina. Conforme a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, os primeiros lotes ceifados ficam no norte do país e registram produtividades abaixo da média. A área plantada soma 6,6 milhões de hectares, contra 6,5 milhões no ano passado.


No centro e no sul da área agrícola, seguem as aplicações de controles de fungos. Com as chuvas registradas no início deste mês, e com o aumento das temperaturas, houve maior presença de enfermidades foliares.


Atualmente, 34% das lavouras argentinas estão com déficit hídrico, contra 33% na semana passada e 42% em igual momento de 2020. As plantas se dividem entre boas (51%), normais (25%) e ruins (24%). As áreas boas e ruins cresceram 1 ponto percentual nesta semana. A situação é expressivamente melhor do que a registrada um ano atrás, quando apenas 8% da área estava entre excelente e boa e 46% estava de regular a ruim.


Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA