Temperaturas devem permanecer elevadas, com chuvas na faixa norte do Brasil – Rural Clima

773

Porto Alegre, 25 de novembro de 2024 – De acordo com alerta agroclimático da Rural Clima, há uma linha de instabilidade sobre a região Sul, mais especificamente na fronteira entre Uruguai e Rio Grande do Sul. Áreas do Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia e Goiás também devem ser afetadas pelo mesmo quadro climático.

A tendência para essa segunda-feira é de chuvas em grande parte das regiões mais ao norte do Brasil, aponta o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos. Boa parte do Sul-Sudeste deve permanecer com tempo aberto e temperaturas bastante elevadas nesta semana.

“A falta de chuvas deve trazer preocupações em algumas áreas do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que estão há mais de 15 dias sem precipitações. No entanto, entre quarta (27) e quinta (28), uma nova frente fria ganha amplitude, levando chuvas mais generalizadas ao Rio Grande do Sul e, após isso, avançando para o Sudeste”, disse Santos. No último final de semana de novembro, com o avanço de uma frente fria pela costa da região Sudeste, o tempo deve voltar a abrir no Rio Grande do Sul.

O último final de semana de novembro e o início de dezembro devem ser marcados por chuvas regulares em toda a faixa central do Brasil. Com as frentes frias se posicionando mais ao sul, o tempo deve abrir durante o final de semana em estados como Tocantins, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia.

“No entanto, já nos primeiros dias de dezembro, novas frentes frias avançam pelo Sul do Brasil, trazendo mais chuvas para essa região. Essas frentes, gradualmente, devem se deslocar para o norte, deixando o tempo instável em grande parte da faixa central do país”, destacou.

O início de dezembro deve ser caracterizado por chuvas abrangentes em grande parte do território nacional, alternando com períodos mais secos e temperaturas bastante elevadas, especialmente no Sudeste. De maneira geral, o agrometeorologista explicou que o mês de dezembro deverá ser marcado por chuvas regulares em praticamente todo o Brasil.

Pedro Diniz Carneiro – pedro.carneiro@safras.com.br (Safras News)

Copyright 2024 – Grupo CMA