Safras projeta produção brasileira de algodão em 3,89 milhões t para 2024/25

388
algodão

Porto Alegre, 21 de novembro de 2024 – A semeadura da próxima safra brasileira começou timidamente e alcança apenas 0,17% da área projetada, segundo levantamento da Abrapa. Os trabalhos estão restritos aos estados do Paraná, com 45%, e São Paulo, com 19% semeado. A área plantada com algodão no Brasil deve voltar a crescer e avançar 7,9% na temporada 2024/25, alcançando 2,15 milhões de hectares, de acordo com projeções da Safras & Mercado. Esse número supera a estimativa da Conab, que aponta 2,00 milhões de hectares, e fica ligeiramente acima da projeção da Abrapa, que indica 2,14 milhões de hectares.

O crescimento expressivo da área plantada ocorre principalmente na Bahia e no Mato Grosso. Mesmo com um rendimento médio menor do que o alcançado na temporada atual, a produção brasileira de algodão tem potencial para atingir 3,89 milhões de toneladas em fibra. Isso representa um avanço de 5,6% em relação à produção colhida esse ano (23/24), que é estimada em 3,68 milhões de toneladas.

Mato Grosso

No Mato Grosso, o maior produtor de algodão do Brasil, a área plantada deve crescer 6,9%, alcançando 1,56 milhão de hectares, o que corresponde a 73% da área total de algodão do país. Essa projeção é baseada em dados do Imea, que ressalta o que o plantio de segunda safra corresponde a 82% do total da área. A primeira safra (safra verão) abrange apenas 18% do total semeado.

A queda no preço do milho, reduzindo a rentabilidade da cultura, tem impulsionado a retomada do plantio de algodão no estado, já que a fibra, apesar dos preços mais baixos, oferece uma rentabilidade financeira mais atraente. No entanto, a recuperação recente dos preços do milho e os custos elevados que envolvem a produção do algodão acaba inibindo um avanço mais expressivo no plantio de algodão.

O plantio de algodão envolve um volume financeiro significativo, o que acaba resultando em uma resposta produtiva mais lenta em comparação com outras culturas, como os grãos. A produção de algodão no Mato Grosso na safra 2024/25 deve alcançar 2,77 milhões de toneladas, representando um crescimento de 4,2% em relação a temporada passada.

Bahia

Na Bahia, o plantio da nova safra começa no final de novembro, após o período de vazio sanitário, que vai de 20 de setembro a 20 de novembro. A produção está concentrada no oeste do estado, que responde por 98% da área plantada. A área com algodão deve crescer 10%, alcançando 380 mil hectares, o que representa 18% da área total plantada com algodão no Brasil. A queda no preço da soja e, especialmente, do milho, tem gerado maior interesse pelo algodão, não apenas entre os produtores que anteriormente haviam substituído a fibra por grãos, mas também entre novos produtores. A produção na Bahia deve crescer 10% e alcançar 748 mil toneladas. Do total plantado no estado, cerca de 72% são cultivados em regime sequeiro, sendo os 28% restante em áreas irrigadas.

Juntos, Mato Grosso e Bahia são responsáveis por 90% da área total plantada com algodão no Brasil. Os 10% restantes estão pulverizados entre outros estados, com destaque para o crescimento do plantio de algodão em Minas Gerais e atenção a evolução em novas fronteiras agrícolas, como é o caso de Piauí e Maranhão.

Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA