IPC da Eurozona sobe 2,3% em base anual em novembro em leitura preliminar

908
Imagen de rawpixel.com en Freepik

São Paulo, 29 de novembro de 2024 – O índice harmonizado de preços ao consumidor dos países que compõem a zona do euro subiu 2,3% em novembro na comparação com o mesmo período de 2023, após a alta de 2% de outubro, segundo dados preliminares divulgados pela agência de estatísticas Eurostat.

O índice anual veio dentro do previsto pelo mercado. Em base mensal, os preços ao consumidor caíra, 0,3% em novembro de 2024.

Em novembro, a maior contribuição para a taxa anual de inflação da zona do euro veio do setor de serviços (3,9%), seguidos de alimentos, álcool e tabaco (2,8%), bens industriais não energéticos (0,7%) e energia (-1,9%).

s taxas anuais mais baixas foram registradas na Irlanda (0,5%), Lituânia e Luxemburgo (1,1% cada). As mais altas foram registradas na Bélgica (5%), Croácia (4%) e Estônia e Países Baixos (3,8% cada).

“Esperávamos que os dados de novembro mostrassem um aumento na inflação geral devido aos efeitos de base, mas a pressão ascendente dos preços dos insumos começa a se tornar mais preocupante. Os preços de commodities, como alimentos e gás natural, voltaram a subir, começando a impactar a inflação geral, embora esse impacto ainda seja relativamente modesto. A expressiva desvalorização do euro em relação ao dólar contribui para essa leve pressão ascendente na inflação no momento”, afirma Bert Colijn, economista chefe dos Países Baixos da ING.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA