Geadas atingem cerrado mineiro no final de semana – Rural Clima

470

Porto Alegre, 12 de agosto de 2024 – De acordo com alerta agroclimático da Rural Clima, o Brasil teve um final de semana extremamente gelado em praticamente todo o país, com registro de geadas em diversos pontos.

Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, no sábado pela manhã o Sul do país teve temperaturas extremamente baixas, atingindo também algumas áreas de São Paulo. “No domingo, essa massa de ar polar ganhou amplitude e trouxe geadas para vários pontos não só de São Paulo, mas também para o cerrado de Minas Gerais, registrando temperaturas abaixo de 4 graus”, afirmou.

Marco ressalta que não havia uma previsão de que as geadas poderiam atingir essas regiões de altíssima altitude no cerrado mineiro. “As geadas estavam mais restritas ao Sul, mas a perda de calor foi muito grande entre sábado e domingo, resultando em geadas generalizadas e, infelizmente, em perdas de diversas culturas”, disse.

“Apesar do frio ter sido mais intenso no Sul do país, não há, por enquanto, nenhum relato de perdas significativas nas culturas de inverno por conta de sua fase fenológica. Para terça-feira, o grande destaque continua sendo o frio, ainda mais elevado do que nesta segunda-feira. Não podemos descartar novas geadas”, destacou.

Com a massa de ar polar se expandindo, o alerta agroclimático da Rural Clima aponta registro de frio até mesmo no Acre e Rondônia. Além disso, Mato Grosso, Goiás e sul da Bahia também devem ter baixas temperaturas.

Contudo, o agrometeorologista pontua que o frio deve perder forças a partir de quinta-feira, abrindo a possibilidade de uma nova frente fria avançando no final de semana no Sul do Brasil. Diante desse cenário, o tempo aberto deve predominar na maior parte do país, enquanto as chuvas voltam a atingir o Sul do país.

“A semana que vem deve ser marcada pelo retorno das chuvas recorrentes no Sul, dando condições para o plantio de milho, já que por enquanto não deve haver uma nova onda de frio tão intensa quanto a atual”, concluiu Marco.

Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA