Café sobe novamente em NY com apreensões com Brasil, mas também repete corte nos ganhos com correções

703

     Porto Alegre, 21 de agosto de 2024 – A Bolsa de Mercadorias e Futuros de Nova York (ICE Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta quarta-feira com preços mais altos.

Em mais uma sessão volátil, NY no início do pregão chegou a ter mínima de 243,60 centavos no contrato dezembro, com baixa de quase 500 pontos, com correções técnicas e realização de lucros. Porém, encontrou recuperação mais uma vez e na máxima do dia bateu em 252,00 centavos para dezembro.

A preocupações com a safra brasileira de 2025 segue como aspecto de sustentação. O clima seco preocupa em grandes regiões cafeeiras de Minas Gerais, e não há a indicação na melhora do regime de chuvas tão cedo, tendo em vista que se aproxima o período de floradas. Além disso, houve geada fraca recentemente, e frio intenso em muitas áreas, sem se saber o efeito real sobre o potencial produtivo do próximo ano.

Para completar, uma massa de ar polar se aproxima no final de semana, vai derrubar as temperaturas em regiões produtoras do Brasil e sempre há suporte dos temores com uma nova geada ou frio mais intenso.

Porém, o mercado subiu muito e dá sinais de estar sobrecomprado. Não consegue se manter acima de US$ 2,50 a libra-peso. Há correções técnicas e realização de lucros, que reduzem os ganhos quando o mercado avança. Mas importante ressaltar que os preços seguem nos níveis mais altos praticamente de dois anos e meio.

Baixa forte do petróleo contribuiu para a redução dos ganhos, em meio à realização de lucros. O bom desempenho das exportações brasileiras também é fator que limita avanços ainda maiores.

     Os contratos com entrega em dezembro/2024 fecharam a 249,25 centavos de dólar por libra-peso, com alta de 0,75 centavo, ou de 0,3%. A posição dezembro fechou a 247,05 centavos, valorização de 1,15 centavo, ou de 0,5%.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA