Ações da Ásia fecham mistas, com inflação da Austrália fica acima do previsto e na expectativa pela Nvidia

1002

     São Paulo, 28 de agosto de 2024 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão desta quarta-feira em campo misto, com os investidores pesando o índice de preços ao consumidor (CPI, da sigla em inglês) da Austrália acima do previsto e a expectativa pela divulgação do balanço da Nvidia, que será depois do fechamento do mercado norte-americano.

     A inflação australiana ficou em 3,5% em julho, abaixo dos 3,8% de junho, mas acima da previsão de 3,4% do mercado. “A resposta do mercado a esses dados é um pouco estranha. Embora um corte na taxa de juros no final do ano ainda esteja completamente precificado, o rendimento implícito para dezembro aumentou ligeiramente. Parece que os mercados estão mais agitados com o pequeno desvio para cima no índice principal do que aceitando que a história subjacente parece estar melhorando”, afirma Robert Carnell, chefe regional de pesquisa da Ásia-Pacífico da ING.

     Por sua vez, a ata da última reunião do Banco Central da Austrália (RBA, da sigla em inglês) revelaram que o banco central considerou aumentar as taxas de juros enquanto se esforça para controlar a inflação. “O banco central não está satisfeito com o ritmo da inflação subjacente e projetou que não retornará à faixa-alvo de 2% a 3% até o final de 2025. A governadora Michelle Bullock disse que o Banco não tem planos de cortar por pelo menos seis meses, mas os mercados estão apostando que o RBA não ficará de fora enquanto o Fed e outros grandes bancos centrais estão reduzindo os juros”, diz Kenny Fisher, analista de mercado da Oanda.

     O Nikkei 225 do Japão também se recupera das quedas e avançou 0,22%. O Kospi da Coreia do Sul subiu 0,02%, O índice Hang Seng de Hong Kong diminui 1,02% e o Shanghai caiu 0,40%. A varejista online chinesa JD.com anunciou ontem uma recompra de ações no valor de US$ 5 bilhões, o que causou um aumento de 2,24%, mas não foi suficiente para impedir a forte queda das ações de Hong Kong.

     Os investidores aguardam a divulgação dos resultados da Nvidia, a maior empresa produtora de chips para a inteligência artificial.

     “Ela se tornou o rosto do auge da tecnologia de inteligência artificial, e os mercados têm usado suas apresentações de resultados para avaliar o estado dos investimentos em IA. Portanto, tem o potencial de movimentar os mercados globais, mesmo estando programada para depois do fechamento do mercado dos Estados Unidos”, destacam os analistas do Danske Bank.

     Enquanto isso, os especialistas Link Securities estão “convencidos de que a empresa será capaz, como tem feito recentemente, de superar amplamente as expectativas de vendas e lucros que o consenso de analistas prevê. O que não está claro é se isso será suficiente para os investidores.”

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): +0,22%; 38.371,76 pontos

Hang Seng (Hong Kong): -1,02%; 17.692,45 pontos

Xangai Composto (Xangai): -0,40%; 2.837,43 pontos

Kospi (Seul): +0,02%; 2.689,83 pontos

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA