Ações asiáticas fecham mistas; queda dos lucros industriais da China traz expectativa de mais estímulos econômicos

463
ásia

    São Paulo, 27 de novembro de 2024 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão desta quarta-feira em campo misto, com a queda dos lucros das indústrias chinesas fazendo investidores apostarem em mais medidas de estímulo à economia vindas de Pequim.

    De janeiro a outubro, os lucros industriais caíram 4,3%, e em base anual, a queda foi ainda maior, de 10%. Novos obstáculos causados por tarifas adicionais dos Estados Unidos também podem ameaçar o setor industrial da China no ano que vem, reduzindo os lucros com exportações.

    “Somente nos dados mensais de outubro, o nível anual tem muito ruído devido aos efeitos de base, e a diferença pode ser amplamente atribuída a isso”, disse Lynn Song, economista-chefe para a Grande China no ING.

    “No geral, os lucros ainda estão sob alguma pressão neste ano, como mostra o declínio de 4,3% ano a ano no acumulado do ano, embora haja esperança de que, à medida que mais flexibilização das políticas começar a ocorrer, o ambiente operacional se tornará mais favorável no próximo ano.”

    Por conta disso, os índices Hang Seng e de Xangai terminaram em alta. No mercado de Hong Kong, se destacaram  a Alibaba, que subiu 2%, a JD, que subiu 5%, e a Meituan, que ganhou 7,2%. Já o mercado da China, a Beijing Kingsoft Office Software saltou 5,2%, e a iFlytek ganhou 3,1%. Além disso, os investidores aguardam a divulgação do PMI oficial dos setores industrial e de serviços, na sexta-feira, e o do Caixin/S&P, no sábado.

    Já o japonês Nikkei fechou em queda, levado pelo declínio nas ações de automóveis em meio à incerteza persistente sobre as políticas comerciais dos EUA. A Nissan Motor caiu 4,7% e a Toyota Motor perdeu 3,6%. Os investidores observaram de perto os desenvolvimentos sobre as potenciais tarifas dos EUA sobre produtos importados, bem como a guerra Rússia-Ucrânia.

    O Kospi sul-coreano fechou em queda, arrastado por ações de semicondutores e automóveis. A ameaça de tarifas de Trump pesou sobre as montadoras locais que expandem operações na América do Norte. A Hyundai Motor recuou 1,1% e sua subsidiária Kia caiu 3,1%. As fabricantes de chips de memória Samsung Electronics e SK Hynix registraram quedas de 3,4% e 5,0%, respectivamente, acompanhando a desvalorização das ações de semicondutores nos EUA na noite anterior.

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): -0,80%; 38.134,97 pontos

Hang Seng (Hong Kong): +2,32%; 19.603,13 pontos

Xangai Composto (Xangai): +1,53%; 3.309,78 pontos

Kospi (Seul): -0,69%; 2.503,06 pontos

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA