São Paulo, 21 de novembro de 2024 – O PIB dos países que fazem parte da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) subiu 0,5% no terceiro trimestre de 2024 ante o trimestre anterior, de acordo com um relatório divulgado pela instituição hoje. Já em relação ao ano anterior, o PIB subiu 1,7.
Já para os países do G7, o PIB também cresceu 0,5%, refletindo um cenário misto entre os países do grupo. Nos Estados Unidos, o crescimento permaneceu constante em 0,7% no terceiro trimestre. No entanto, houve desaceleração no Japão (de 0,5% no segundo trimestre para 0,2% no terceiro trimestre em ambos), e no Reino Unido (de 0,5% para 0,1%).
No Japão, a desaceleração foi influenciada principalmente por contrações nos investimentos (-0,3% no terceiro trimestre, comparado a 1,6% no segundo) e nas exportações de serviços (-4,2%, contra 9,4%), em grande parte devido à queda no turismo. No Reino Unido, a desaceleração foi atribuída ao destoque, que foi o principal fator de redução do crescimento.
Na Alemanha, o crescimento se recuperou (de uma contração de 0,3% para um crescimento de 0,2%) após aumentos no consumo governamental e privado, de acordo com informações preliminares do Instituto Estatístico Alemão.
Entre outras economias da OCDE com dados disponíveis, a Hungria registrou a maior queda no PIB (-0,7%), seguida pela Letônia (-0,4%) e Suécia (-0,1%). Já a Irlanda apresentou o maior crescimento trimestral (2,0%), seguida por México (1,3%) e Lituânia (1,0%).
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA